No mês da alimentação, lembre-se que ser saudável é comer bem.

No mês da alimentação, lembre-se que ser saudável é comer bem.

No mês da alimentação, lembre-se que ser saudável é comer bem.

ESPECIALIDADES: Nutrição

Numa era em que todos entendem um corpo magro como sendo o mais saudável, as ditas ‘dietas milagrosas’ são aquelas às quais as pessoas tendem a recorrer com maior frequência.

Outubro é o mês da alimentação saudável. Por isso, torna-se imperativo falar em nutrição, tal e qual como ela é. Para a maioria das pessoas quando se fala em nutrição, automaticamente direcionam o seu pensamento para duas coisas: dieta e passar fome.

Em pleno século XXI e com os múltiplos recursos que nos são oferecidos, passar fome está fora do dicionário de uma alimentação saudável. As pessoas que passam fome são aquelas que preferem utilizar a internet ao invés de recorrer à ajuda de um profissional.

De facto, a internet é um mundo de opções, mas não existe uma solução milagrosa que seja igual para todos. É necessário perceber que os ingredientes exatos de uma dieta saudável variam de pessoa para pessoa. Com isto, refere-se a idade, o quotidiano, se tem uma profissão mais sedentária ou uma que exige mais esforço físico, se está em stress constante ou se tem uma vida calma. Tudo depende do organismo e do meio envolvente de cada pessoa e não de dietas.

Não procure uma dieta que prometa resultados imediatos. Não é publicidade enganosa. De facto, perde peso rapidamente. Mas naquelas letrinhas pequeninas que ninguém lê, está comprovado que recupera aquele peso e ainda mais do aquele que perdeu.

Lembre-se disto: ser saudável é comer bem. É ter uma alimentação variada, até porque não existem alimentos que contenham todos os nutrientes que precisamos. Comer um pouco de cada, de forma regrada, não lhe fará mal. A alimentação deve incluir hidratos de carbono, proteínas, água, gorduras, vitaminas e minerais. Tem sempre a possibilidade de encontrar dentro destes grupos alternativas mais saudáveis.

A nutrição é um tema muito falado nas últimas décadas e há muitas pessoas que acreditam que dominam este assunto. Mas no que toca à saúde é melhor confiar em profissionais. Eles realmente sabem do que falam. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) corrobora a ideia de que um maior investimento nos serviços de nutrição poderia salvar 3,7 milhões de vidas até 2025.

Já sabe, invista em si e na sua saúde. Na Campe encontra profissionais que o podem ajudar a ter uma alimentação equilibrada e saudável. Marque já a sua consulta.