ESPECIALIDADES: Nutrição
Natal e Ano Novo
– Fraccione as refeições – fazer todas as refeições desde a manhã até à ceia é importante para evitar um consumo excessivo de alimentos numa só refeição. Se formos para o almoço ou jantar com fome vai haver tendência a “devorar” alimentos desde as entradas até à sobremesa.
– Coma Bem – deve optar por iniciar sempre a refeição com uma sopa de hortícolas e acompanhar o prato com uma boa porção de hortícolas. Não descure deles nestas ocasiões, pois para além de serem uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais, contribuem para aumentar a saciedade.
– Recrie pratos – apesar das iguarias que temos na mesa é fundamental estabelecer um equilíbrio e torná-las numa versão mais saudável. Nas tábuas de queijos, por exemplo, opte por incluir versões magras de queijos (queijo fresco magro; requeijão magro; fatias de queijo com -50%MG), inclua tomates cherrys, palitos de cenoura e aipo, frutas e frutos oleaginosos. Nas sobremesas opte também por colocar fruta na mesa (privilegie as frutas da época, como tangerinas, kiwis, laranjas, romãs, pera rocha, maçãs e o ananás), altere o método de confecção de algumas receitas (por exemplo, opte por assar as rabanadas no forno ao invés de fritá-las), substitua alguns ingredientes (opte por usar bebidas vegetais sem adição de açúcar ou leite magro para sobremesas como aletria, leite creme, arroz doce), evite ou reduza a quantidade de mel, açúcar e caldas.
– Mantenha-se Ativo – levante-se da mesa e ajude a arrumar a loiça, faça jogos e brincadeiras ao ar livre, pratique exercício físico, defina um tempo mínimo e dê caminhadas em a família. Lembre-se que o convívio não se faz só à mesa.
– Mantenha a Ingestão Hídrica – a presença de água na mesa, no seu estado natural ou aromatizadas com frutas e ervas aromáticas ajudará a regular a sede e a controlar a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas.
– E por fim …. “Carpe Diem” – desfrute da convivialidade à mesa, estar em família também faz parte de um estilo de vida saudável. O mais importante é termos um controlo sobre não passarmos o resto da semana a fazê-lo, o que sobrar da ceia de Natal e/ou Ano Novo deve ser distribuído por todos os convidados, familiares e amigos de modo a evitar o seu consumo excessivo. Pense e faça escolhas conscientes e equilibradas, não só nestas alturas, mas diariamente, é importante que se reflita sobre a influência da alimentação na nossa saúde.
Nutricionista Ana Rita Macedo Ribeiro 4579N