Terapia da fala: A chave para uma comunicação humana saúdavel

Terapia da fala: A chave para uma comunicação humana saúdavel

Terapia da fala: A chave para uma comunicação humana saúdavel

ESPECIALIDADES : Terapia da Fala

A Terapia da Fala é a especialidade responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação humana.

Estas perturbações, se não forem tratadas ou diagnosticadas precocemente, desenvolverão problemas severos no âmbito das funções auditiva, visual, cognitiva e respiratória. Sem contar com os reflexos negativos que poderão interferir na integração social das crianças e adultos.

Uma vez que a comunicação integra desde a compreensão à expressão, seja oral ou escrita, o terapeuta da fala tem um papel crucial no diagnóstico dos quadros de afasia, atrasos no desenvolvimento da linguagem e também no campo da fluência da voz, que podem ser decorrentes de perturbações articulares.

Também estão abrangidas as perturbações da comunicação de origem neurológica como a apraxia e a disartria, que são respectivamente, a dificuldade em realizar movimentos neuromotores para produzir a fala e a dificuldade em articular palavras por razão de uma lesão neurológica.

Entretanto, existem outras perturbações que muitas vezes são consideradas menos importantes por seus portadores como é o caso da disfonia, caracterizada por uma rouquidão constante e a disfagia que provoca dificuldades de deglutição.

O cuidado preventivo e um tratamento realizado no momento correto, por profissionais competentes e com experiência na área, poderá ser o diferencial para a profilaxia de problemas maiores no futuro.